Silvana Nicoloso: Identidade de gênero e o trabalho de interpretação simultânea em LIBRAS – VII Congresso da ABRATES

Padrão

SN01.jpg

Antes de tudo eu gostaria de agradecer muito e parabenizar em dobro a Silvana por essa palestra. Como eu fiquei feliz em ver uma discussão sobre gênero no congresso! Meus olhos até brilharam!  *-*

O interesse da Silvana nesse tema foi verificar se há marcas de gênero na interpretação simultânea em LIBRAS e, se sim, quais são. Para fazer a transcrição dos dados, utilizou o programa ELAN, que tem muitas funcionalidades interessantes.

SN06.jpg

Os sujeitos do estudo eram, inicialmente, dez mulheres e dez homens de orientação sexual homo (gays e lésbicas) e bissexual, das cinco regiões do país. Porém, no decorrer da pesquisa foi preciso tirar duas pessoas de cada grupo, pois elas tinham a língua de sinais como língua 1, o que poderia interferir no resultado. Os intérpretes deveriam ter mais de dez anos de experiência e afinidade com a câmera. Num primeiro momento, porém, ela não disse que a pesquisa era sobre gênero, para que eles não se policiassem. Isso só foi informado depois.

Para a coleta dos dados, cada pessoa deveria interpretar três textos com cerca de cinco minutos, tudo sendo gravado em vídeo. Eles não leram o texto inteiro antes, apenas tiveram acesso apenas a uma breve sinopse, pois precisava ser o mais aproximado possível de uma interpretação simultânea.

A partir do ELAN, ela transcreveu e analisou as modalidades de tradução para mulheres e homens com base nos estudos de Francis Aubert, que propõe treze modalidades: omissão, transcrição, empréstimo, decalque, tradução literal, transposição, explicitação/implicitação, modulação, adaptação, tradução intersemiótica, erro/deslize (como o tempo para realização da simultânea é muito curto, o erro é logo seguido de uma correção, procedimento que ela chama de “deslize”), correção e acréscimo. Os textos escolhidos eram relativamente fáceis, mas tinham algumas metáforas, elemento importante para analisar qual seria a escolha dos intérpretes nesses casos, se literal ou não.

SN02.jpg

Sua curiosidade surgiu do fato de que muitos homens costumavam dizer que as mulheres eram muito detalhistas na hora de interpretar e, portanto, tendiam a usar mais a modalidade de explicitação do que os homens, o que, analisando os dados, vimos que não ocorreu. Os resultados foram muito próximos de um para o outro. A modulação foi a modalidade mais utilizada por ambos, a transcrição não apareceu nos textos 1 e 3 e a correção, o decalque e o erro/deslize tiveram poucas ocorrências, tanto para homens quanto para mulheres. Vejamos nos dados abaixo essas estatísticas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E então? Qual foi a conclusão que você tirou dessas informações?

Vimos que nessa situação de interpretação, como um trabalho formal, as diferenças de identidade de gênero não são percebidas, o que nos leva a refletir sobre a posição social de mulheres e homens em determinados contextos.

Silvana disse que é preciso estimular novas pesquisas sobre a questão de gênero, pois elas são muito escassas na nossa área. Algumas poucas que encontrou foram o texto de Patricia Bürck, WoMan? About Sign Language Interpreters and Their Gender Impact (2011) e de Diana MacDougall, Gendered Discourse and ASL-to-English Interpreting: A Poststructuralist Approach to Gendered Discourse and the ASL-to-English Interpretive Process (2012).

Com seus estudos, Silvana concluiu que não há marcas de gênero na interpretação simultânea em LIBRAS. Podemos inferir que é a qualificação profissional que influencia nessa atividade e não o fato de ser mulher ou homem, levantando questionamentos críticos à hierarquia de gênero e impulsionando a emancipação da mulher.

Para quem quiser saber mais sobre as pesquisas, a dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado da Silvana estão disponíveis online.

SN (13).jpg

Anúncios

Um comentário sobre “Silvana Nicoloso: Identidade de gênero e o trabalho de interpretação simultânea em LIBRAS – VII Congresso da ABRATES

Deixe um recado no diário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s